quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


Meus companheiros nesse carnaval que passou, foram os livros. E muito em especial esse que comprei numa andança pelas alamedas arborizadas e quietas das redondezas do meu bairro.
Chama-se Saga Lusa - O relato de uma viagem, da Adriana Calcanhotto no qual ela conta em primeira pessoa o surto psicótico devido a uma overdose de medicações para gripe, sofrido durante a turnê em Portugal do seu disco, Maré. O livro é uma publicação da editora Cobogó, recém-criada pela cineasta e fotógrafa Isabel Diegues e pelo arquiteto Ricardo Sardenberg. A capa foi feita por ela mesmo durante a crise que culminou nesse livro que adorei. Dá pra sentir o pesadelo, as sensações malucas e horríveis que só quem já vivenciou esse momento sabe o que é.

"Voltei do segundo show pálida, trêmula, mas mantendo a pose no meu deslumbrante robe azul. Subi no elevador com uns africanos que se entreolhavam, tentando localizar de que tribo são as senhoras que andam de robe de veludo e havaianas, com uma braçada de flores na mão e olheiras que as fazem parecer um urso panda disfarçado de cantora – vestida e com a maquiagem borrada pela ex-mulher do Gerald Thomas. Eu tremia de frio, mas sorri, claro, pros africanos. Tomei um banho quentíssimo, durante longos minutos porque, pra mim, esta é a melhor hora dos shows e porque precisava me aquecer e não conseguia. Um urso panda certamente não se enganaria, mas eu, até então, não tinha me dado conta de que estava ardendo em febre e que um banho pelando não ajudaria muito, sabe que o QI das cantoras..."

“Acordo de (mais) um pesadelo, em prantos, banhada de suor, sentindo um cheiro insuportável dentro do nariz, não de fora, nas narinas secas, arrepios pelo corpo. Vou pro espelho esperando ver um urso panda em trajes psicodélicos, e minhas pupilas são agora dois pires de tão dilatadas. Caralho, e agora?”.

Adorei, e detalhe: a capa do livro, foi feita pela própria Adriana com as embalagens dos remedinhos em si, olha que doida! E tem em várias cores de fundo. O meu é esse aí, em azul.
29,90 na livraria Realejo, se joga menina!

Nenhum comentário: