quinta-feira, 29 de maio de 2008

Você lê?


Entre os mais de 5.000 entrevistados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro, 45% deles são identificados como não-leitores, que não leram nenhum livro nos últimos três meses. Desse público, 47% é mulher e 53%, homem. A pesquisa teve como universo a população com 5 anos ou mais (estimativa de 172.731.959 pessoas), alfabetizadas ou não.

O relatório, segundo a Agência Brasil, aponta que os classificados como não-leitores estão na base da pirâmide social: 28% deles não é alfabetizado e 35% estudou só até a 4ª série do ensino fundamental.

Metade do grupo pertence à classe D e a maioria possui renda familiar de 1 a 2 salários-mínimos. A pesquisa indica ainda que os livros religiosos são os que mais atraem esse público: 4,5 milhões disseram ler a Bíblia, coisa mais chata, devem ser os evangélicos, os mesmos que queimam livros espíritas.

Entre os motivos para não ler, além da má vontade não confessada, a falta de tempo aparece como o mais apontado, com 29%. Outros 28% não lêem porque não são alfabetizados e 27% porque não gostam ou não têm interesse. Entre as limitações, 16% afirmaram que possuem um ritmo lento de leitura e outros 7% disseram não compreender a maior parte do que lêem.

O relatório ressalta que a leitura aparece em quinto lugar entre as atividades preferidas dos entrevistados, ficando atrás de ver televisão(!!!), ouvir música, ouvir rádio e descansar, mas quando se descança não se pode ler?

As regiões Norte e Nordeste, que apresentam os menores IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) do país, também registraram as menores médias de leitura por habitante/ano: 3,9 e 4,2 respectivamente. A média nacional é de 4,7 livros ano/habitante.

Como disse Bethania uma vez, no Brasil televisão todo mundo têm, mas cultura...

É isso ai, minha gente. O Brasil indo pras picas, junto com a alfabetização. E o governo cada vez mais rico junto com o narcotráfico. Hoje vê-se adolescentes de 10 a 15 anos que nem sabem escrever o proprio nome. Uma vergonha. Para estudar ou ler um bom livro basta querer.

Sorte de quem gosta de ler, pois os sebos estão repletos de excelentes livros, que custam quase nada, mas fazem um bem tremendo. Tenho dito.

Um comentário:

Superbacana Djs disse...

como assim tirou o video da parada, gay?
era o melhor post desse blog e ia te deixar famosa
kkkkkkkkkk