sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reclame – Uma Estória de Amor


Agora vou falar de algo que eu estava louco pra falar. Do espetáculo ”Reclame – Uma estória de amor”. Fui assistir o espetáculo convidado pela diretora Miriam Vieira, já preparado para algo diferente e como sempre gostoso de assistir.
E ao começar o espetáculo já fui surpreendido pelo elenco que cantando, recepciona o publico a entrada do MISS – Museu da Imagem e do Som, no teatro Municipal Brás Cubas, que é onde acontece o espetáculo.
E mais uma vez, a diretora prova que é a melhor, surpreendendo ao publico, que lota o MISS em todas as sessões, ocupando o espaço misturando publico e espetáculo. Os lugares na platéia estão dispostos de todo jeito em todas as direções, fazendo as vezes o espetáculo acontecer atrás de você, ou ao lado ou ainda, algum personagem se apoiar em seus ombros ou falar diretamente com você. E é desse jeito que a magia do radio acontece.
Para mim, deve ser a mesma sensação que minha mãe, minhas avós e minhas tias tinham ao ouvir as novelas no rádio. A de que os personagens, as locuções, os cantores e os comerciais estão todos ali, na sala, andando perto da gente, vivendo e compartilhando suas emoções. O publico da maior idade é quem mais se delicia com as lembranças das canções do cantor Silvio Caldas, por exemplo, e também com a trama leve e com sabor de novela antiga e com os jingles, os reclames, que brotam a todo instante.
O elenco excelente foca as interpretações na pronuncia exagerada dos velhos tempos, trazendo para a expressão corporal, tornando um espetáculo leve de se ver e essencialmente nostálgico. Impossível não se emocionar ao ouvir os comerciais de Gumex, Kolynos, Grapette só para citar alguns, me trazendo lembranças de uma infância gostosa e esquecida.
Por alguns minutos fui transportado para a era de ouro do rádio numa viagem no tempo. Um tempo gostoso e lúdico que eu não conheci e o que conheci não me lembrava mais.
É um espetáculo sem pretensões, que conta de forma envolvente e engraçada a estória de uma família que se confunde com a de um estúdio por meio das propagandas comerciais. Ambientada entre as décadas de 30 a 90, a peça conta a estória de Loudes, Rodolfo e Janete, que motivados pelos meios de comunicação e, principalmente, por jingles de reclames comerciais, formam um triangulo amoroso, no qual as alegrias e as decepções de natureza humana são destacadas pelos mesmos.
Reclame é a vida de todos nós. Resgata costumes e tendências, destacando o trabalho de artistas e comunicadores brasileiros. É o papel da propaganda em nosso cotidiano. É uma estória de amor para com o Brasil, o rádio e a TV. É a estória de amor das nossas vidas.


Reclame – Uma Estória de Amor
Texto: Sergio Manoel
Direção musical: Nailse Machado
Direção geral: Miriam Vieira
Cia. Teatral Cenicomania – Elenco:
Fabio Prado, Emanuella Alves, Roberto Santos, Sérgio Manoel, Guilherme Silva, Cristina Ribas, Cristina Moda, Rinaldo Sant’Anna e Marcio Dias.

SERVIÇO:
Reclame- uma história de amor
De: Sergio Manoel
Direção: Miriam Vieira
Sábados as 21h
MISS -Térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão ( Teatro Municipal de Santos)
Av: Pinheiro Machado 48- Vila Mathias
Ingressos: $ 20 inteira $ 10 meia ( bilheteria aberta nos dias de espetáculo a partir das 18h)
Lotação: 40 lugares por sessão
Informações: 13 9134-0713